sábado, 31 de março de 2012

A beleza de ser quem você é.



Em sua infância uma das palavras mais frequentes que você ouviu foram inúmeros “NÃOS” e outros tantos “NÃO pode”.
Você cresceu e nem faz ideia de quantos muitos dos “nãos” ouvidos foram interiorizados, gravados na sua psique, lhe fracionando e até mesmo determinando seus caminhos, e fazendo que você abandonasse outros.
Muitas vezes por causa dos “nãos” aptidões e talentos são deixados de lado, e começa a não se permitir ser do que jeito que se quer ser e sim do jeito que deve ser para que se agrade aos outros. Você começa a dizer “isso não é para mim” ou pior “não sou capaz”. Você acaba criando um tribunal e sendo um juiz algoz de si mesmo implicando desaprovações, julgamentos e punições.
Acredite, tratando você assim, a vida tende a lhe tratar da mesma forma.
Para que você chegue aos seus sonhos, realizações, onde possa mostrar todas as suas capacidades, habilidades e talentos, saia dessa posição de julgador e experimente a magia que é acolher a pessoa que você é.
Sinta a beleza que existe em você, diga SIM! Se aceite com seus erros, limitações e problemas, isso é respeito e reverência por ser quem você é e por toda a estrada que você trilhou e está trilhando.
Quando nos contemplamos e nos aceitamos, o crescimento em todos os aspectos da vida acontece. É como se todo o universo ouvisse “Eu permito que coisas maravilhosas façam parte da minha vida”.
Automaticamente quando você é feliz por quem você é, aceitando do jeito que a sua história o fez, com defeitos e qualidades, a tolerância com os outros também acontece. Você abre sua mente e começa a perceber que diferenças fazem parte de toda Criação Divina.
Mas ser tolerante não implica em deixar o que você acredita de lado ou até mesmo concordar com tudo, e sim que você respeita o que vem do outro, a jornada de vida desse outro, mesmo que existam discordâncias.
Então, diga SIM a você e sinta as transformações em sua vida.

quinta-feira, 29 de março de 2012

É hora de uma faxina mental.



É prejudicial à maneira com que algumas crenças são ouvidas desde a infância, sejam por intermédio dos pais ou de adquiridas através de outros meios, como a escola  e a sociedade, e o que produzem ao longo da vida.
É ensinado desde muito cedo que se deve viver de acordo com os padrões alheios, tendo comportamento adequado pra agradar aos outros.
Se negando a todo instante e com o passar do tempo, os bloqueios, insegurança e até mesmo a culpa surgirão, e uma enorme angústia se instala, minando assim a auto-estima.
Alguns exemplos abaixo são para que se entenda o quão nocivo são certas crenças:
“Eu sou assim e Pronto!”
É uma frase paralisadora. Se a pessoa acredita que não pode mudar, várias portas e possibilidades são fechadas para a vida. É preciso deixar a rigidez de lado, ter coragem para corrigir as falhas para que a mudança na vida se faça.

“Seja forte, você pode aguentar!”
No primeiro momento essa frase pode soar como estímulo e coragem. Mas é um convite para a pessoa sempre fazer sacrifícios além de suas forças, somente para provar que é capaz de superar grandes obstáculos. Muitas vezes o indivíduo nessa posição esquece até mesmo da saúde, tem em mente que tem pode suportar pressões às vezes insustentáveis. Lembre-se: ter limites é muito saudável.

“Filho de peixe, peixinho é!”
Usar essa frase faz com que se limite e justifique a ação de pais e filhos para o bem e para o mal, condicionando talentos e defeitos a um padrão familiar.
É claro que se podem ser herdados aptidões dos pais, mas cada um a sua maneira. As pessoas e situações são únicas.

“Você poderia ter feito melhor!”
Geralmente quando se ouve essa expressão ela vem carregada de expectativa exagerada de quem a diz. Repetidas muitas vezes, seja de pais para filhos ou por pessoas que estão em uma posição superior, ela vai causando no individuo a redução da confiança em si e a auto-estima. Se isso que foi dito não tiver razão de ser, corre-se o risco de deixar que os outros avaliem quem você deve ser. Quando se ouve a voz interna, somente você sabe se deu o melhor de si e ainda quanto pode se aperfeiçoar.

“O dinheiro é sujo.”
Repetindo incessantemente isso, o risco de afastar a abundância e a prosperidade da vida é eminente. Aprender a se relacionar com o dinheiro é a única maneira de fazê-lo render, crescer e se multiplicar.

Essas são apenas algumas crenças que são criadas e internalizadas, existem muitas outras. Muitas vezes a vida não flui do jeito que se quer, pelo simples fato de ter arraigado na alma, crenças que impedem a felicidade chegar em sua totalidade. E assim boicota-se achando que não se é merecedor disso ou daquilo.
Pare por uns instantes e reflita quantas vezes você deixou de fazer alguma por achar que aquilo não era para você, que não era capaz ou por um medo que veio e você sabe de onde surgiu.
Comece a varrer crenças perniciosas de sua mente e dê chance para que coisas boas venham fazer parte de sua vida.

BEM-VINDOS!

Esse Blog nasceu com a finalidade de despertar em você a busca do seu verdadeiro EU, lhe chamando a atenção a contemplar o lado belo que existe dentro de você. Para que isso aconteça é necessário que sejam quebrados alguns condicionamentos que foram formados ao longo da vida com as experiências adquiridas e verdades atribuídas pelo mundo externo.
O desafio é grande, mas com determinação e vontade, serão estas  as forças necessárias para que se encontre a paz, a serenidade e a verdade de cada um.
Nuccia