quinta-feira, 12 de abril de 2012

Essa tal felicidade.



Assim como uma receita para se fazer um bolo maravilhoso, também existem várias receitas por aí de como ser feliz nos dias de hoje. “Tenha aquilo”, “faça isso” ou “seja assim”. Com isso você passa seus dias à procura de algo pra completar o vazio que sente e se pergunta: “quando é que essa tal felicidade vai fazer parte da minha vida?”
Diariamente se é bombardeado com inúmeras demonstrações da suposta felicidade, sejam estas pela tv, revistas ou tecnologias inovadoras. E você segue esquecendo de quem realmente é. Tendo que adotar um padrão imposto de estar bem 24 horas por dia.
Nossa cultura equivoca-se ao valorizar muito mais aquilo que não se tem do que aquilo que já se possui, com isso uma série de fatores são gerados, desencadeando as mais diversas neuroses e muita ansiedade. Pessoas cada vez mais insatisfeitas, estressadas, se distanciando de sua verdadeira essência.
Para encontrar a felicidade tem-se criado condições que se baseiam cada vez mais em padrões externos, o que representam apenas 10% da sensação de felicidade, os mais comuns são:
Seja belo! A sociedade exigente dita que “só é feio quem quer”, com isso quando a pessoa não se enquadra nos padrões definidos pela sociedade se sente excluída.
Seja famoso! Hoje em dia vemos a todo instante anônimos que de uma hora para outra viram celebridades. Com isso é tem a impressão que de que esses anônimos são sempre amados, queridos, invejados e nunca estão sozinhos.
Tenha alguém! Muitos ainda estão presos ao velho conceito de acreditar que ser solteiro é sinônimo de fracasso.
Seja jovem! Alguns se preocupam tanto em retardarem o envelhecimento e passam por vários procedimentos médicos, tomam remédios e vitaminas, entretanto se esquecem de valorizar os novos ganhos que a idade traz que são a maturidade, o conhecimento e a experiência.
Seja rico! Em nossa sociedade consumista o ideal de vida é poder ter nas mãos as últimas tendências da tecnologia, moda e lazer. Mas mesmo o dinheiro podendo proporcionar tudo isso, ele não é a poção mágica para a felicidade.
Você precisa ter em mente que não é possível ser feliz o tempo todo, deixe de viver nesse mundo fantasioso e encare que o cotidiano é abarrotado de altos e baixos e a vida cheia de intempéries. A felicidade é composta de alegrias e tristezas. Tire também proveito dos momentos de infelicidade, eles vêm acompanhados de grandes lições a ensinar e fazer amadurecer. Honre a pessoa que você se tornou, apesar das inúmeras situações frustrantes que viveu.
Você é um ser único, orgulhe disso, se ame e se jogue para vida.

Um comentário:

  1. Parabéns pela postagem Nuccia, é isso aí, se agente olhasse mais pra dentro do que pro lado de fora seríamos muito mais felizes, assim como eram nossos avós! Parabéns pelo texto! bjos

    ResponderExcluir