quinta-feira, 29 de março de 2012

É hora de uma faxina mental.



É prejudicial à maneira com que algumas crenças são ouvidas desde a infância, sejam por intermédio dos pais ou de adquiridas através de outros meios, como a escola  e a sociedade, e o que produzem ao longo da vida.
É ensinado desde muito cedo que se deve viver de acordo com os padrões alheios, tendo comportamento adequado pra agradar aos outros.
Se negando a todo instante e com o passar do tempo, os bloqueios, insegurança e até mesmo a culpa surgirão, e uma enorme angústia se instala, minando assim a auto-estima.
Alguns exemplos abaixo são para que se entenda o quão nocivo são certas crenças:
“Eu sou assim e Pronto!”
É uma frase paralisadora. Se a pessoa acredita que não pode mudar, várias portas e possibilidades são fechadas para a vida. É preciso deixar a rigidez de lado, ter coragem para corrigir as falhas para que a mudança na vida se faça.

“Seja forte, você pode aguentar!”
No primeiro momento essa frase pode soar como estímulo e coragem. Mas é um convite para a pessoa sempre fazer sacrifícios além de suas forças, somente para provar que é capaz de superar grandes obstáculos. Muitas vezes o indivíduo nessa posição esquece até mesmo da saúde, tem em mente que tem pode suportar pressões às vezes insustentáveis. Lembre-se: ter limites é muito saudável.

“Filho de peixe, peixinho é!”
Usar essa frase faz com que se limite e justifique a ação de pais e filhos para o bem e para o mal, condicionando talentos e defeitos a um padrão familiar.
É claro que se podem ser herdados aptidões dos pais, mas cada um a sua maneira. As pessoas e situações são únicas.

“Você poderia ter feito melhor!”
Geralmente quando se ouve essa expressão ela vem carregada de expectativa exagerada de quem a diz. Repetidas muitas vezes, seja de pais para filhos ou por pessoas que estão em uma posição superior, ela vai causando no individuo a redução da confiança em si e a auto-estima. Se isso que foi dito não tiver razão de ser, corre-se o risco de deixar que os outros avaliem quem você deve ser. Quando se ouve a voz interna, somente você sabe se deu o melhor de si e ainda quanto pode se aperfeiçoar.

“O dinheiro é sujo.”
Repetindo incessantemente isso, o risco de afastar a abundância e a prosperidade da vida é eminente. Aprender a se relacionar com o dinheiro é a única maneira de fazê-lo render, crescer e se multiplicar.

Essas são apenas algumas crenças que são criadas e internalizadas, existem muitas outras. Muitas vezes a vida não flui do jeito que se quer, pelo simples fato de ter arraigado na alma, crenças que impedem a felicidade chegar em sua totalidade. E assim boicota-se achando que não se é merecedor disso ou daquilo.
Pare por uns instantes e reflita quantas vezes você deixou de fazer alguma por achar que aquilo não era para você, que não era capaz ou por um medo que veio e você sabe de onde surgiu.
Comece a varrer crenças perniciosas de sua mente e dê chance para que coisas boas venham fazer parte de sua vida.

4 comentários:

  1. Com certeza estas crenças existem e atrapalham e muito a nossa vida, em todos os sentidos. Aceitar que estão literalmente instaladas em nós, depois saber que da mesma forma que foram instaladas também podem ser desinstaladas é o primeiro passo p/ q se restabeleça nosso equilibrio. Parabéns pelo artigo! mto bom!!!

    ResponderExcluir
  2. AMEI, ADOREI...
    VÁ EM FRENTE, ESTAREI SEGUINDO CADA VÍRGULA SUA.
    ORGULHOSA DE VOCÊ!

    ResponderExcluir
  3. Ei amiga, ta demais viu, venho sempre ver o que ha de novo e vou estar recomendando para outras pessoas tb, continua ta perfeito......bjocassss

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Nuccia!!! Tá maravilhoso!! Adorei!!

    ResponderExcluir